Proposta Pedagógica

Please reload

  As premissas fundamentais para a articulação dos saberes das diversas áreas do conhecimento escolar em nossa proposta, favorecem uma aprendizagem significativa e funcional. O conjunto de situações didáticas enriquece o cotidiano de sala de aula, pois instigam a curiosidade, possibilitam a investigação e propiciam a articulação dos conhecimentos.
   As seqüências didáticas foram desenvolvidas a fim de os alunos poderem construir significados e atribuir sentidos ao que aprendem na escola.

   A função neste nível de ensino é dinamizar o desenvolvimento dos alunos por meio de um conjunto de saberes e formas culturais.

 

Privilegiamos as seguintes questões:

  • Desenvolvimento cognitivo: conhecimento conceitual, raciocínio e capacidade de decisão e habilidades de linguagem e representação;

  • Desenvolvimento moral: valores para a vida e cidadania, tendo Jesus Cristo como nosso Mestre e exemplo;

  • Desenvolvimento socioafetivo: auto-estima, empatia e relações interpessoais.

 

   As interações desses três domínios são responsáveis pelas formas de organização do pensamento e das ações. Sendo assim, privilegiamos as situações que viabilizam a incorporação das novas aprendizagens à estrutura de conhecimento do aluno, fazendo com que as possibilidades de explicação e de compreensão do mundo sejam enriquecidas.

   As formas e estilos de ensinar e aprender propostos neste nível de ensino, favorecem a motivação, colocando os alunos diante de propostas de ação e reflexão com as quais são instigados a perguntar e a resolver situações-problema. A participação dos alunos acontece de forma ativa, e capacita-os a organizarem a busca e as informações trabalhadas.

   Na 1ª fase do Ensino Fundamental (1º ao 5ºano), enfatizamos um contexto de trabalho em sala de aula que estimula a atividade intelectual, estabelecendo conexões com a realidade vivida, por meio da qual as relações humanas podem ocorrer em um ambiente educativo que propicia e respeita os desenvolvimentos sociais, afetivos e intelectuais de nosso aluno.

   E, em parceria com o Sistema Positivo de Ensino, conseguimos alcançar com êxito nossos objetivos.