Please reload

Na Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, a Escola terá por finalidade o desenvolvimento integral da criança dos 4 aos 5 anos de idade, em seus aspectos físico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

A Escola oferece uma Educação Infantil que ensine a pensar e que crie condições para a integração das atitudes e do pensamento da criança, respeitando-a como pessoa humana.

Para isso, propõe os seguintes objetivos específicos:

1. Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações.

2. Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar.

3. Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social.

4. Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo, aos poucos, a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.

5. Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribua, para sua conservação.

6. Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.

7. Utilizar as diferentes linguagens - corporal, musical, plástica, oral e escrita - ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.

8. Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.