Ens. Fundamental 2

Proposta Pedagógica

Uma proposta pedagógica que se preocupa em educar para a vida

Em nossa proposta pedagógica elaborada para a 2º fase do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) , os protagonistas de trabalho de ensino-aprendizagem – nossos alunos – são envolvidos em situações nas quais articulam fatos, conceitos, princípios, valores, atitudes, normas e procedimentos. Essas intervenções educativas têm como fonte de estudo as ações concretas organizada em nosso plano curricular.

Nossas ações educativas transformam nossa escola num lugar onde os alunos fazem descobertas e aprendem a pensar com o já aprenderam.

O processo de ensino- aprendizagem no Colégio Betel Brasileiro, aponta para o desenvolvimento da inteligência, para a autonomia dos alunos resolverem problemas, para a maturidade social que permite se relacionarem mais plenamente com os outros.

Pensando no compromisso cientifico e de formação humana do alunos, as seqüências didáticas elaboradas permitem que aprendam a explicar racionalmente os fenômenos naturais e sociais e a agir sobre eles.

Outro foco de nosso olhar educativo, nesta fase de ensino, direciona para a necessidade de os alunos acentuarem a comunicação e a expressão de forma coerente e sensível diante do mundo. Por isso, exploramos o diálogo com todas as formas de arte. Nosso objetivo é educar pessoas capazes de construir sua própria visão de mundo, articuladores de um projeto de vida autônoma que se relaciona positivamente com o outro.

O conhecimento concreto nas atividades escolares da 2º fase do Ensino Fundamental é um instrumento que permite aos alunos desenvolverem suas capacidades humanas à medida que dão significado ao conteúdo escolar.

De um modo geral, esta fase de ensino privilegia os aspectos tratados na fase anterior, aprofundando-os por meio do desenvolvimento de relações entre conhecimentos, os quais surgem pela necessidade de dar respostas a situações significativas de ensino.

Com a parceria do Sistema Positivo de Ensino, podemos dizer que o Colégio Betel Brasileiro desenvolve uma aprendizagem que se conecta com as experiências e os saberes dos alunos, que estimula o pensamento e que amplia as concepções sobre o mundo que os cerca, explorando a cultura como referência, os saberes das diversas áreas e os contextos que dão sentido para as relações.

Please reload